iStock

Pesquisas mostram que 92% dos profissionais de marketing usam marketing de conteúdo. Sem dúvida, um conteúdo visual forte é fundamental para suas campanhas.  

A introdução do algorítimo Hummingbird pela Google mudou o modo como os fornecedores de conteúdo abordam sua estratégia de SEO. Com o foco maior do Hummingbird em conteúdo mais profundo e estabelecido, os profissionais de marketing estão criando comunicações que tenham um maior tempo de vida online. Para manter seu conteúdo atual e relevante para o público, é importante incluir visuais que não datem imediatamente o conteúdo.

Na Getty Images, estamos constantemente acompanhando as mudanças nas tendências visuais. As imagens que, em um ano, parecem futuristas podem parecer desatualizadas no ano seguinte e, em um mundo em constante transformação, encontrar imagens atemporais pode ser um desafio para os profissionais de marketing interessados em criar conteúdo.

Existem dois aspectos a serem considerados ao selecionar imagens para ajudar a estender a vida do seu marketing de conteúdo – conexão emocional e metáfora.

O que torna uma imagem atemporal?

1.  Conexão emocional

Algumas imagens, como algumas pessoas, têm o poder de nos arrebatar. Pode ser a expressão da pessoa, podem ser seus olhos, pode ser aquele grande mistério: a “química”. A virtude dessas imagens raras é que elas criam uma ligação emocional duradoura com o observador.

Como você sabe se uma imagem tem este poder? Um bom teste é pedir a um grupo de pessoas que escreva as palavras que a imagem evoca. Se elas escreverem apenas uma ou duas palavras, isso mostra que o impacto emocional da foto é relativamente pequeno. Se, por outro lado, elas escreverem várias palavras diferentes, isso mostra que a foto é capaz de contar muitas histórias diferentes. Isso significa que ela tem grande força emocional e terá impacto no seu público.

Essa fotografia de uma formatura, por exemplo, continua a ser uma das favoritas dos clientes. O público pode se conectar facilmente com os fortes sentimentos de alegria, realização e camaradagem que a imagem evoca.

2. Metáfora

Usar visuais metafóricos pode ser uma maneira eficaz de criar uma conexão duradoura e significativa com seu conteúdo. Essas imagens são utilizadas para assuntos mais conceitual. Por exemplo, a imagem abaixo poderia ilustrar vários temas diferentes – sustentabilidade, globalização, responsabilidade ou viagens. Ela foi fotografada há mais de dez anos, mas a versatilidade e a atemporalidade da imagem a tornam uma escolha popular entre os clientes até hoje.

Seis Fatores a Considerar ao Escolher Imagens Atemporais:

1.  Roupas, Penteados e Maquiagem

A chave para permanecer clássico e neutro. Exstem certas combinações que sempre parecem estar na moda. Para o homem, um terno bem cortado e sapatos de boa qualidade dão uma aparência elegante. Vale a pena ter em mente as tendências mais amplas, também: como regra geral, os homens não usam tanto gravata como antes.

2.  Cores

As cores têm um grande impacto no modo como vemos a moda tanto nas roupas como na decoração. Quando pensamos nos anos 70, por exemplo, podemos pensar em amarelo, bege e chocolate. A primeira década do século XXI pareceu favorecer os azuis frios e os brancos, que refletiam uma estética minimalista e despojada. Se você ficar na dúvida, escolha azuis discretos e cinzas – que não perdem a atualidade.

3.  Tecnologia

A tecnologia muda tão depressa que isso pode parecer um desafio. Se possível, reduza ao mínimo os dispositivos que aparecem em suas imagens ou certifique-se de que a tecnologia não esteja visível demais. Use a criatividade: em vez de mostrar o smartphone, você poderia ter alguém falando com fones de ouvido. Ou poderia mostrar um grupo de adolescentes em um café, olhando para baixo e dando risadinhas. A gente percebe que eles estão lendo mensagens em seus telefones – não é necessário realmente ver os aparelhos.

4.  Silhuetas de Cidades

As silhuetas de algumas cidades são ícones, mas a arquitetura, especialmente das grandes capitais, está sempre mudando. Londres agora tem o The Shard e o Walkie-Talkie; Nova York tem a Freedom Tower. Um bom modo de contornar isso é pensar menos no que é visível no céu do que na terra. Por que não mostrar seu próprio escritório ou repensar o que torna sua cidade natal um ícone? Existe muito para ver sem precisar olhar para o céu.

5.  Luz

A luz pode dizer se uma foto é atual ou ultrapassada. Como regra geral, se a imagem estiver “na moda”, tende a envelhecer rapidamente. Se você deseja uma imagem duradoura, procure uma com aquilo que os fotógrafos chamam de tom alto: imagens claras, com pouco contraste e poucas sombras. Este tipo de luz tende a transmitir uma sensação tranquila e feliz. Não é coincidência que seja usada com frequência em seriados e comédias de televisão.

6.  O Efeito Visual Mais Recente

Fotografia, como qualquer forma de arte, passa por modismos. Há alguns anos, as imagens tilt-shift voltaram à moda: sua capacidade de fazer uma cena de rua parecer uma miniatura cheia de detalhes tornou-se muito popular. Entretanto, como qualquer tendência, esta vai durar apenas um certo tempo. Além disso, o estilo pode nos distrair do conteúdo. Os negócios mudam, e o que você poderia achar original e sofisticado hoje pode ficar batido e ultrapassado amanhã. Então, pense muito bem em como sua marca está evoluindo.

Principais Conclusões:

  • Um elo emocional entre a imagem e o observador pode funcionar muito bem para criar envolvimento com sua marca.
  • Usar visuais metafóricos pode ser uma maneira eficaz de criar uma conexão duradoura e significativa com seu conteúdo.
  • Os seis aspectos que podem datar uma imagem mais rapidamente são as roupas, os estilos de cabelo e maquiagem, as cores, a tecnologia, as silhuetas de cidades, a luz e os efeitos visuais. Fique atento a esses detalhes ao selecionar visuais atemporais para suas peças de marketing de conteúdo.

 

iStock Este artigo é de autoria da iStock. Visite iStock.com.br para obter mais excelentes ideias sobre visuais para pequenas e médias empresas.